20.000 Léguas Matemáticas

                         20.000 Léguas Matemáticas

                                      Resultado de imagem

Nesta aventura literária, A.K. Dewdney nos leva a uma viagem fictícia pelo mundo e esquadrinha a história da matemática em busca de uma resposta à pergunta atemporal: por que o cosmo - desde o mundo minúsculo dos Átomos até a forma do próprio universo - é tão miraculosamente regido por leis matemáticas ? Esta fantástica odisseia, escrita por um dos maiores divulgadores da matemática, mostra o poder espantoso dessa ciência e proporciona uma nova visão acerca dos mistérios do cosmo.


Sobre o autor:

A.K. Dewdney, matemático, é professor emérito de ciência da computação e professor adjunto do Departamento de Biologia da University of Western Ontario, Canadá. É autor de vários livros de divulgação científica aclamador pela critica.


Começarei dizendo que este livro é fantástico, um livro inesquecível.
Narrado em primeira pessoa e o personagem principal é o próprio autor, o que pode causar tamanho prazer e satisfação ao leitor, é como se fosse você próprio que estivesse vivenciando todas as aventuras do autor.
O livro já começa de maneira encantadora e te prende a leitura, sendo a primeira viagem de Dewdney na antiga cidade grega de Mileto, onde encontraria o famoso Dr. Petros Pygonopolis nos degraus do templo de Apolo.

Uma das passagens do livro que me tocou bastante foi o pensamento de Dewdney ao chegar no templo, antes de encontrar Pygonopolis:

"Ao visitarmos lugares antigos, há momentos em que indícios de uma velha presença tomam conta de nós, como fantasmas, em plena luz do dia. Não se pode estar num grupo de turistas para ter essa sensação; é preciso estar sozinho. Ela se ponderou de mim quando me postei diante do templo de Apolo de Delfos, com suas escadarias e pilastras assombradas por lembranças que não me pertenciam."

Bem, esta foi uma das primeiras de muitas das passagens incríveis que este livro nós oferece. Aprendi muitas coisas com este livro, como vocês podem ver na capa; este é um livro de ciência e cultura, e os assuntos tratados é basicamente sobre isso. Aprendemos sobre os teoremas de Pitágoras, o que eu particularmente, gostei muito e achei super interessante, aprendemos até mesmo sobre o próprio Pitágoras.
De lá somos transportados para outras viagens, as quais não desvendarei, mas saibam que ainda aprenderemos sobre varias outras coisas interessantes, e todas são perfeitamente explicadas pelos professores(a) e astrônomos, e descobriremos sobre a Casa da Sabedoria e depois as Maquinas de Pensar.
Posso dizer que o conteúdo não é tão simples, e que cada leitor tem sua maneira de compreender a matemática e seus enigmas, mas garanto que vocês prosseguirão com a leitura se sentindo sábios, pois o conhecimento é algo de muito valor, o conhecimento é a base de muitas coisas da vida, até mesmo do universo.
Eu recomendo muito esse livro, e caso se assustem com o título, calma! Isso é normal, eu também me assustei um pouco, vocês podem encontrar esse livro na biblioteca escolar, mas sugiro que perguntem sobre ele ao professor de matemática. Também recomendo o livro "Tio Petros e a conjectura de Goldbach".


0 comentários: