RESENHA - Tormento

RESENHA - Tormento

de John Boyne



                                                                        
BAIXEI OS OLHOS PARA ELE E ENGOLI EM SECO, NERVOSO. ELE TINHA UM ROSTO PEQUENO, REDONDO, E O TOM RUIVO DE SEU CABELO ERA IGUAL AO DA SARAH. ELE TINHA ALGUMAS SARDAS EM VOLTA DO NARIZ TAMBÉM. SUA BOCA ESTAVA ABERTA E ELE VESTIA UM PIJAMA DO DESENHO DO RUPERT, O URSO, IGUAL AO QUE EU COSTUMAVA USAR QUANDO ERA MAIS NOVO.
                      






Uma das primeiras coisas que pensamos ao ouvir o nome John boyne, é no seu fantástico romance O menino do Pijama Listrado, adaptado também para um belo filme estrelado pelo ator Asa Butterfield. Mas o que muitos não sabem, é que John Boyne consegue ir além desse livro, e ele prova isso em Tormento.

Tormento é aquele livro que você olha e já sabe que basta algumas poucas horas para lê-lo por completo, pois possui nada mais do que 86 páginas. Mas como história boa não é sinônimo de história grande, esse pequeno esmagador de pensamentos consegue deixar muitos romances grandes no chinelo. 

John Boyne nos apresenta um menino de 12 anos chamado Danny Delaney que acabou de ficar de férias. E assim como qualquer criança, Danny queria ficar tranquilo e aproveitar o que pudesse ser aproveitado. Porém num dia que era para ser normal como qualquer outro da de férias, se transforma no dia mais irritante de Danny. Sua mãe some sem nenhuma explicação e ele sente que seu irmão não quer mais ser seu amigo. Danny não contava com nenhuma dessas coisas, e mesmo quando sua mãe volta ele percebe que não estão o revelando todas as informações, por ser ainda criança e assunto de adulto não é para crianças. Enquanto têm que lidar com a recente depresão de sua mãe, a falta de afeto e presença do pai e a perda de seu irmão como amigo, Danny tenta descobrir por si só o que aconteceu que fez com que tudo em sua vida mudasse repentinamente. Através de rumores ele começa à montar seu próprio pensamento sobre todo o ocorrido e decide tomar uma decisão extremamente ruim.


Meu lábio tremeu um pouco de raiva. Torci para ela não começar a falar mal da minha mãe, senão não ia aguentar.


Como o livro é pequeno, não posso falar muitas coisas sem dar nenhuma revelação. Este é um livro que nos ensina que mesmo os assuntos dos adultos não serem destinados às crianças, elas também tem raciocínio e curiosidade, e por muitas vezes acabam tomando decisões baseadas em pensamentos sobre nós, adultos, que involuntariamente às fazemos tomar. Quando eu li esse livro eu me lembrei da minha infância e dos meus primos e acabei por achar algumas coisas importantes da hisórias um tanto extrapoladas e ainda continuo com esse pensamento, porém nada que atrapalhe o entendimento ou desanime a leitura.

Quero te antecipar que se você é um leitor que chora facilmente ou está num momento deprê, que se prepare para essa história esmagadora!

Tormento é um livro pequeno, porém poderoso. Recomendo aos interessados à conhecer mais de si.



Por enquanto é só galera, até mais!
---------------------------------------------------------

Título: Tormento
Autor: John Boyne
Editora: SEGUINTE
Ano: 2009
Páginas: 86

Nenhum comentário