A literatura nos games!



Já pensou em se aventurar nos games tendo o controle dos seus personagens favoritos dos livros — ou ler as aventuras dos jogos em um exemplar?  Então, há um tempo em que uma obra literária é tão aclamada pelos leitores que os desenvolvedores de grandes nomes fazem portes do enrendo das folhas para os consoles, assim deixando os fãs ainda mais engajado com as empresas dos jogos eletrônicos. E também existe vezes em que as histórias dos jogos foram tão adoradas que as editoras decidem lançar um livro com a mesma em edições bem editadas. — Neste artigo iremos listar a literatura no mundo dos jogos.



Um dos maiores poetas mundial, Dante Alighieri, escreveu uma das principais obras de toda a literatura: A Divina Comédia Inferno (há outros volumes como:  Purgatório e Paraíso, assim formando uma trilogia). A obra foi constituída em tercetos decassílabos e com 33 cantos. É um livro que narra em versos a passagem de Dante, personagem principal da história, pelos noves ciclos do inferno: O limbo, vale dos ventos, o lago da lama, A Colina da Rocha, O Rio Estige, O Cemitério de Fogo, O Vale do Flegetante, O MALLEBOGE e O Lago Cócite. No inicio ele está com uma grande melancolia e se encontra perdido de sua vida em uma mata. Ao tentar fugir da selva encontra uma montanha que tinha tudo para ser sua salvação, porém surge três bichos: leopardo, leão e uma loba. Iria voltar para a selva, mas de repente surge o espirito do poeta Virgílio.
"A história narrada pelo poema se inicia com a visita de Dante ao Inferno, guiado por Virgílio, poeta admirado pelo autor. Ele é chamado pela paixão de infância de Dante, Beatriz para ajudá-lo, pois tinha-o visto em apuros. Dali, Virgílio irá guiá-lo até as portas do céu, passando antes pelo Purgatório." Mais
La Mappa dell’ Inferno – Sandro Botticelli  

— Os escritos de Dante Alighieri foram/é fonte de inspiração para outros poetas, músicos, caneastes, pintores, escritores, desenhistas e outros grandes artistas como; Salvador Dali, Sandro Botticelli, entre outros gênios.

(Imagem: ign.com)

Trazendo grande parte dos tercetos de Alighieri, a Visceral Games desenvolveu o "Dante's Inferno". O jogo foi publicado pela Eletronic Arts para: Xbox 360, ps3 e psp. Impossível jogar a este clássico e não se lembrar do God of War (isto acontece pela jogabilidade do personagem Dante que apresenta uma movimentação 'igual' ao do Kratos e também combos que vem a mente os ataques que o 'deus da guerra' contra-ataca em seus adversários).

(Gameplay/trailer do jogo)

Samurai x (Ou Rurouni Kenshin)

É uma série de mangá escrita pelo artista Nobuhiro Watsuki. O enredo conta a história de Kenshin Himura (antigo assassino que, ao se arrepender de ser responsável por diversas mortes, vira um andarilho tendo como sua arma uma espada de lamina contrária (Sakabatou). 


Quando criança, Shinta visualizou vários homens matando seus pais e acabou sendo vendido como escravo, enquanto estava sendo transportado a caravana foi atacada por bandidos que mataram a todos. Um homem chamado Seijuro Hiko apareceu e acabou detendo os delinquentes e assim salvou o garoto. O guerreiro mandou o jovem sair daquela vila, o mesmo não obedeceu e passou a noite inteira fazendo túmulos para os escravos e até mesmo os bandidos. 

(Imagem da internet)

Vendo a bondade de Shinta, Seijuro
o chamou para ser seu aprendiz e falou que ele precisava de um nome de samurai, partir daí o chamou de Kenshin. Logo o rapaz aprendeu varias técnicas com a espada, mas fugiu e veio a virar uma lenda em meio aos samurais, pois trabalhou para o governo e foi uma grande arma matando todo tipo de homem. Depois de um tempo, como citado a cima, se arrependeu e andou vários lugares até conhecer Kaoru Kamiya, professora e proprietária do dojo Kamiya. Fez amizades e agora só faz o 'bem' e jura que nunca vai matar mais.  


Saindo do mangá e anime, o 'Samurai X' agora pode ser jogado direto na tela do seu celular. Rurouni Kenshin: Kengeki Kenran é um jogo lançado para as plataformas mobile que te coloca na pele de Kenshin Himura que tem como objetivo derrotar os mais severos oponentes. 
"O jogo de Samurai X para Android é um RPG com elementos de hack’n slash. O jogador irá percorrer o Japão feudal na pele do Retalhador Batoussai. O game tem ótimos gráficos em 3D, e apesar da história estar toda em japonês, há setas para indicar o que fazer em cada tela.", Mobile Gamer.


Harry Potter e a Pedra Filosofal 


Harry Potter — Quem nunca ouviu falar? — Este é um dos clássicos que mais há fãs espalhados pelo mundo. Este foi o primeiro livro escrito por J.K. Rowling. Em sua escrita a escritora narra a história do menino Potter, um bruxo prestes a entrar na escola de magia e bruxaria Hogwarts. 



Em seu aniversario de 11 anos Harry começa a receber diversas cartas para frequentar a escola; porém as mesmas são sempre escondidas pelos seus tios Dursley (trouxas). Em sua comemoração o garoto recebe a visita de Hagrid, um gigante carismático, este o leva até a escola dos bruxos, onde o garoto faz novas amizades e descobre novas aventuras. 


Sim! Também existe o jogo do Harry Potter e a Pedra Filosofal (Não só este, há também os outros jogos baseados nos diversos livros da saga). Foi lançado em 2001 e tem versão para windows/mac/ps1. A jogabilidade é simples e para quem não gosta de controlar o personagem usando os botões: cima, baixo, direita e querda; nas configurações há uma opção de alterar. 


A versão brasileira do game está totalmente dublada — O que dá uma nostalgia maior em ouvir as mesmas palavras que foram escritas no livro original. No inicio do jogo a primeira dificuldade que encontramos é de aprender um feitiço (horrivel por sinal). Devemos, com o cursor do mouse, contornar todos os traços que o professor de magia mostrou (sempre dá algo de errado). 
Com tudo, é um jogo que todo fã da obra de J.K vai amar. 


Seja o bruxinho mais famoso do mundo trouxa em Harry Potter e a Pedra Filosofal. Aprenda como dominar a magia num mundo repleto de feitiçaria, diversão e perigo.

A aventura se inicia na Rua dos Alfeneiros e segue rapidamente para a Escola de Magia e Bruxaria Hogwarts, onde tu vai encontrar muita diversão, perigo e mistério.


Metro 2033


Estamos no ano 2033. O mundo foi reduzido a escombros. A humanidade foi quase extinta. Mas alguns milhares de pessoas sobreviveram, sem saberem, no entanto, se serão os únicos habitantes da Terra. Vivem no Metro de Moscovo, o maior abrigo contra ataques aéreos no planeta. É o último refúgio da humanidade. É um mundo sem amanhã, sem espaço para sonhos, planos ou esperanças. Aí o sentimento deu lugar ao instinto - e o mais importante é a sobrevivência. A qualquer preço. VDNKh é uma estação habitada, que se situa na extremidade norte da linha e ainda é considerada segura. Mas há uma nova e terrível ameaça."

Metro 2033 é uma obra de gênero ficção científica totalmente escrita pelo russo Dimitry Glukhovsky. O personagem principal se chama Artyom, um rapaz que viveu toda sua vida em túneis. Ele conhece Hunter, amigo de seu padrasto e uma das pessoas mais conhecidas por resolver diversos problemas no metrô. O mesmo avisa que todo o sistema do local está correndo perigo. O amigo fala que vai em uma tal busca, e que se não conseguir retornar em 24 horas, Artyom deve viajar para 'Polis', o centro do metrô,  e falar com outras pessoas sobre os ocorridos que habita. Hunter não volta e o jovem deve salvar toda a estação. 


O jogo Metro 2033 é uma  adaptação do enrendo de Dimitry para os consoles e pc. Trata-se de  um fps em primeira pessoa cheio de ação e dificuldades.  Esta versão 'redux' é uma remasterização do jogo anterior. Agora os gráficos e a jogabilidade melhoraram, chegando até mesmo, a rodar em 60 fps. Sobre a falta de outros modos além do 'campanha', os jogadores e sites críticos como o tectudo disse: 

Não que seja um agravante, mas fica a sensação de que o game poderia ter algo a mais do que apenas um modo campanha. Um multiplayer ou um modo de desafios poderia ampliar a vida útil do jogo, que limita-se a apresentar dificuldade mais elevadas como um fator replay. 



Com certeza é um prato cheio para os fãs de fps; além de apreciar toda a jogatina, você agora também poderá entender e fazer uma breve critica entre o que falta no game em relação a história original do livro.


Parasite Eve


Parasite Eve é um romance escrito por Hideaki Sena. A obra conta a história de mitocôndrias chamadas eve que evoluem e tentam destruir a humanidade 'utilizando corpos como hospedeiros' (organismo que abriga outro).

No inicio do livro damos de cara com um cientista cujo nome é Toshiaki. Ele trabalha fazendo pesquisas destas mitocôndrias, organelas importantes para respiração celular, em uma farmácia de uma universidade.

  No inicio da história recebe a noticia que sua esposa sofreu um acidente misterioso de carro e faleceu de morte cerebral. Em um tempo atrás a mulher havia inscrito como doadora de órgãos. Toshiaki concorda em doar os rins de sua amada, porém suborna o médico para ficar com algumas células vivas da mesma. Então fica com partes dela e faz novos experimentos.


O título dessa obra claramente deve fazer referencia a, por as mitocôndrias possuírem DNA, as mesmas seriam parasitas disponíveis nas células humanas. Assim sendo, elas teriam poderes para dominar o mundo. 

O livro e o filme é bem popular no japão. O que o faz ser uma obra única, bem comentada e sendo considerada também como "um pouco chato", é a forma que envolve grandes estudos da biologia.



O jogo "Parasite eve" foi lançado para o console ps1 em 1998. O game envolve ação e Rpg (action rpg). No brasil, e em outros lugares do mundo, todo enredo e aventuras que o jogo oferece faz ele mesmo ser definido como uma obra de arte. Até a sinopse é elegante:
Em véspera do natal de 1997, toda Nova Iorque se prepara para a especial data. Carnegie Hall, um gigantesco anfiteatro, exibe apresentações na noite que antecede o natal.
Uma limosine aproxima-se do Carnegie Hall e, de dentro, sai Aya Brea, uma policial do 17th NYPD (Departamento Policial de Nova Iorque).

Aya encontra-se com seu acompanhante e entram no salão de apresentação.
Ao início da peça teatral, Melissa, a atriz principal, começa o seu ato musical: uma bela ópera. Durante a ópera, os olhares de Melissa e Aya se cruzam, e Aya percebe que os olhos de Melissa estavam diferentes.

Em seguida, dois dos personagens que dividiam palco com Melissa entram em combustão instantânea.
Logo todos os expectadores começam a espontaneamente pegar fogo e morrerem em chamas. Todos, menos um: Aya Brea.
O fim deste ato se dá com tudo e todos em chamas, enquanto Melissa continua a cantar. Sem entender a razão de tudo aquilo e ser a única sobrevivente, Aya levanta-se de seu lugar e dirige-se ao encontro de Melissa, empunhando uma arma.
Ao ver Aya, Melissa diz coisas sem sentido à policial. Ela fala sobre mitocôndrias, combustão e energia.
Após a conversa, Melissa ataca Aya com poderes inexplicáveis para a policial. Em um certo momento da batalha, Aya sente um calor em seu corpo. Neste momento, Melissa diz que algo acabou de despertar em Aya e foge por um buraco atrás do palco.
Atrás do palco, encontra-se um buraco que dá acesso à parte inferior de Carnegie Hall. Aya segue por este buraco atrás de Melissa sem compreender muita coisa.
Neste momento, a polícia chega ao local e presencia a visão do horror que o espetáculo havia se tornado.


(imagem da internet)
"Tecnicamente falando, os gráficos e o som do jogo são bons, mas não espetaculares. As cutscenes de movimento completo são soberbamente feitas. Parasite Eve é um bom jogo - não há apenas o suficiente. Embora não se sinta abarrotada, a história parece se resolver rapidamente. Brilhante enquanto durou, Parasite Eve me deixou querendo mais."
(Imagem da internet)

O Último Desejo


THE WITCHER, O Último Desejo é uma série de contos escrito por Andrzej Sapkowski que mostra mundos de bruxos e misturas de culturas mitológicas. A narrativa envolve um pouco de filosofia e "humor negro".

"Geralt de Rívia é um bruxo sagaz e habilidoso. Um assassino impiedoso e de sangue-frio treinado, desde a infância, para caçar e eliminar monstros. Seu único objetivo: destruir as criaturas do mal que assolam o mundo. Um mundo fantástico criado por Sapkowski com claras influências da mitologia eslava. Um mundo em que nem todos os que parecem monstros são maus nem todos os que parecem anjos são bons."


The Witcher é um rpg produzido originalmente pela 
CD Projekt RED e publicado pela Atari. E, claro, mostra a história de Geralt de Rívia (personagem que aparece tanto no livro, como no jogo) antigo bruxo restante na terra. 
A jogabilidade não há de que reclamar; é fácil ter total controle do personagem. 

(Imagem da internet)

Foi lançado originalmente em 2008. Foi quase automaticamente aclamado pela crítica como sendo o melhor RPG do ano e talvez da década de 00. Meteu não só Geralt of Rivia no imaginário de muitos que não o conheciam e fizeram com que desse os primeiros passos para se tornar um nome imediatamente reconhecível por fãs de videojogos, como meteu a CDProjekt RED no mapa de melhores produtoras de videojogos a nível mundial.", rubberchickengames.com

Lendas Brasileiras


Que as lendas brasileiras são filtros de pura cultura ninguém nega   e assim pensando em dar um 'bônus' para os leitores  Aqui iremos apresentar um jogo brasileiro que envolve a literatura preservada por anos do Brasil. 

(Imagem da internet)


Caçadores de lendas


Sim! Este é o título do jogo desenvolvido por um brasileiro, Leonardo Medeiros, para o Android. Este projeto, segundo a descrição do game na loja Play Store, foi vencedor do Concurso Inovapps 2015. É um game de investigação onde você deve solucionar os diversos casos que os personagens do folclore aprontaram. 

Cover art

"O professor Fausto é um especialista em resolver mistérios e solucionar casos sobrenaturais. Ele é o único que pode ajudar os desesperados brasileiros com seus problemas enigmáticos. Tudo graças ao seu vasto conhecimento sobre as lendas folclóricas de todas as regiões do páis

Viaje por vários estados do Brasil para investigar diversos cenários atrás de pistas que te ajudem a encontrar a criatura lendária que assombra os moradores e catalogue todas em seu Livro Lendário.

Caçadores de Lendas é um jogo que estimula a leitura e curiosidade sobre os mitos e culturas nacionais de uma forma prazerosa e agradável."



Há uma excelente avaliação na Google Play de 4,8 estrelas — O que faz entender que realmente uma grande parte do público abraçou o jogo que tem uma excelente ideia de divulgar as lendas.





                                                                         

0 comentários: