Além das telas, até os papéis!

Além das telas, até os papéis!

Além das telas, até os papéis!

Muitos jogos contém histórias incríveis, mas que são retidas somente alí nas telas, e por diversos motivos as pessoas não conseguem acompanhar essa história, seja por motivo financeiro ou simplesmente por falta de comprometimento com jogos, eu sou um exemplo disso, pois não curto muito jogar, mas sei que existem jogos com histórias fantásticas e que eu queria muito poder conhecer! E é com esse tipo de pensamento, que muitas editoras acabam articulando a mesma história nos livros, para pessoas como eu que adora passar horas lendo! Selecionamos 9 jogos que tiveram suas histórias contadas além dos console, e por mais que você nunca tenha jogado na sua vida, o que deve ser muito improvável, você ao menos já deva ter ouvido falar de aguns desses jogos:





God of War



Gof of War - A História que deu Origem ao Jogo

Vamos iniciar com um clássico, God of War! Em God of War - A História que deu Origem ao Jogo, não temos exatamente a história do jogo, ao mesmo tempo que temos a mesma história do jogo. O que acontece, é que God of War (Deus da guerra) é um dos deuses do olimpo e existe uma história em que Kratos após trabalhar para os deuses, se viu manipulado pelo deus da guerra e por isso parte em busca de vingança para o matar. O jogo, ou melhor, diversos jogos da franquia God of War, se baseia nessa história. E nesse livro, escrito pelos autores Mattew Stover e Robert E. Vardeman, eles relatam essa história de manipulação e vingança entre Kratos e o deus da guerra. Assim como nos jogos, no livro também temos uma vasta referência à toda essa mitologia. Vale lembrar que Kratos não se resume somente à sua vingança, e você verá isso nessa leitura. O livro se remete ao jogo God of War II, o lançamento do livro no Brasil se deu em 2012 pela editora LeYa.


God Of War - O Guia Definitivo da Série

Já em 2013 temos o lançamento de God of War - O Guia Definitivo da Série, pela editora Universo dos Livros. Neste livro temos uma história mais abrangente do jogo. Aqui você têm um guia completo dos jogos, particularmente do God of War: Ascension - Lançado em 2013 pela Sony. Assim como no livro anterior, também vamos encontrar aqui uma vasta variedade de refências à mitologia grega e entender mais um pouco sobre quem é Kratos e sobre sua vingança ao deus da guerra.






Assasin's Creed


Assassin's Creed é sem dúvida uma das séries de jogos mais conhecidas no mundo todo, tendo sido até mesmo lançado nos cinemas! Assassin's Creed conta a hisória de duas sociedades rivais, que têm o mesmo objetivo de trazer paz, mas de formas diferentes. Os Assassinos, crêem que o livre arbítrio é a melhor forma disso acontecer, enquanto os Templários utilizam da ordem para obter a paz. Os dois grupos tiveram contatos indiretos com uma espécie antiga, antes dos humanos. A história base se concentra no jovem Desmond Miles que atravez da máquina Animus, ele consegue projetar imagens das memórias dos seus ancestrais. O grupo dos templários exploram esse jovem com essa máquina para descobrirem onde foram parar alguns artefatos conhecidos como Pedaços do Éden. Após os Assassinos descobrirem isso, se inicia uma nova guerra entre os grupos, no século XXI.
A história completa têm algumas bases interessantes, sua história é inspirada no romance de Alamut, de Vladimir Bartol, e também é repleta de refências bíblicas e históricas dos séculos passados, que tudo junto formam a história de Assass's Creed.
Inicialmente essa séria seria apenas um spin-off de Prince of Persia, mas acabou ganhando notoriedade e conteúdo próprio. Todos os livros lstados abaixo, contam exatamente a história de toda a série de jogos, não tendo uma cronologia correta e respeitada ao jogo, mas tão rica quanto.



Os livros Assassin's Creed: Heresia, e Assassin's Creed, foram escritos pela autora Christie Golden, sendo o último apenas a história baseada no roteiro do filme que foi baseado nos jogos. Todos os outros livros foram escritos por Oliver Bowden e têm milhões de cópias vendidas pelo mundo, sendo uns dos livros baseados em jogos mais vendidos da história.




Gear of War


Talvez você nunca tenha ouvido falar de Gear of War, mas o fato de ele ter vendido mais de 20 milhões de jogos ao redor do mundo, faz dele um dos mais aclamados jogos da atualidade. Esse incrível jogo de tiro é mantido hoje pela Microsoft Studios e sua história é o confronto entre os humanos, os reptilianos e os lambet.
Tudo o que você possa procurar em um jogo de tiro em terceira pessoa, você encontra em Gear of War. Foi pensando nisso, que Karen Traviss decidiu pegar a história e escrevê-la em alguns livros. Pelo jogo em si não ter uma história completa e autosustentada, a autora acaba por colocar elementos extras à fim de enriquece-la.


Ao todo são 5 romances que Karen traviss escreveu conforme os jogos iam se atualizando, mas apenas 3 foram traduzidos para nós, são eles: Gear of War: Fim da Coalizão; Gear of War: A Prisão; e Gear of War: A Prisão -  vol.: 2.





Uncharted


Uncharted é uma daquelas histórias em que temos um caçador de tesouros que viaja o mundo e conhece diversas pessoas. Sua jogabilidade é incrível, ao estilo Lara Croft!


Uncharted: Drake's Journal - Inside the Making of Uncharted 3: Drake's Deception

Esse livro/Quadrinho não conta a história do jogo em si, aqui nós conhecemos a criação do Uncharted 3: Drake's Deception, escrita por Nolan North. Nesse livro você vai conhecer a equipe de construção do jogo, da história e até mesmos dos movimentos dos personagens e os cachorros utilizados para fazer, também, a captura de movimentos. Tem mais de mil imagens de altíssima resolução para você conferir bem tudo o que ocorreu até o lançamento do jogo.


Uncharted: The Fourth Labyrinth

Com Christopher Golden já foi diferente. Ele resolveu pegar um pedaço da história e escrever sobre ela. Em Uncharted: The Fourth Labyrinth, Golden relata a procura do Labirinto de Dédalo que guardava um Minotauro, da mitologia grega.









Dead Space


Se você não tiver medo de nada, Dead Space é o jogo certo para você! Ao estilo de terror como Resident Evil, Dead Space te apresentará um estilo de sobrevivência bem interessante. Dead Space é um jogo de terror futurista concentrado no espaço. O engenheiro Isaac Clarke se encontra encarregado de destruir uma infestação alienígena a bordo de sua nave espacial.


Dead Space: Martyr

Apesar de Dead Space conter uma história completa, a sua cronologia não é respeidada e por esse motivo B. K. Evenson decidiu contar em Dead Space: Martyr, apenas um nicho da história. Nesse livro a história se concentra no geofísico Michael Altman, que após investigar uma fonte de sinal misteriosa descobre um desconhecido artefato alienígena. Lançado pela Tor Book. Este livro ajuda ao jagador entender melhor a história, já que o jogo deixa muitas coisas sem explicações.


Dead Space: Catalyst

Em Dead Space: Catalyst, B. K. Evenson vai um pouco além no tempo, e após a descoberta do artefato alienígena, o protagonista tenta salvar a humanidade com ele. Mas as coisas vão de mal à pior quando o que era para ser lógico acaba sendo algo ameaçador para a própria humanidade, o leitor tem que descobrir se essa arma é a salvação ou a destruição de tudo!







Halo


Halo é sem dúvidas nenhuma a série de jogos de tiro espacial mais conhecida no mundo! A idéia central do jogo é um guerra entre a humanidade e uma civilização alienígena chamada de Covenant. Para quem gosta de uma trama complexa e cheias de refências, tanto bíblicas como históricas, vai adorar conhecer Halo. Se sucesso foi tão gigantesco que sua história não podia ficar presa nas telas, e por isso encontramos diversos produtos da série.


Alguns best sellers foram publicados pelo mundo, mas apenas alguns foram publicados no Brasil, inclusive um livro, Halo: Coleção Pôster de Luxo. Os livros de Halo, é assim como os outros que falei nessa lista, exploram a história do jogo, ajudando à quem quer entender mais sobre o que acontece na tela.




Diablo


Jogos de RPG sempre tiveram um gigantesco público ao redor de todo o planeta Terra. E Diablo é a prova disso, pois desde 1996 vem sendo um sucesso com seu estilo medieval. Sua história é imensa e explorada até hoje, e para o jogador não se sentir tão perdido assim, foram escritos diversos livros de suas diversas histórias:


Os livros são apenas baseados nas histórias do jogo, podendo mudar um pouco algumas coisas. Esses são apenas alguns, e nem todos foram traduzidos para o Brasil.




Resident Evil


É quase impossível alguém nunca ter visto ou ouvido algo relativo à Resident Evil. Resident Evil, como você já deva saber, é uma série de jogos de terror/horror. Sua história original é muito grande, e foi modificada algumas vezes no próprio jogo. Existe algumas críticas relativa às mídias extras de Resident Evil. Seus quadrinhos, filmes e livros são um tanto, para não dizer muito, diferentes da história do jogo, alterando diversos elementos, e consideradas por muitos como um 'universo' diferente.


Existem outros livros de Resident Evil, porém são baseados nos filmes. S. D. Perry escreveu seus livros sobre Resident Evil se baseando no jogo, mas como mencionado anteriormente, ele mesmo muda alguns elementos da história e por isso seus livros são um tanto rejeitados pelos fãs mais antenados.

Nenhum comentário