Se Sabe De Repente - Um aprendizado rápido

"Para levar jovens em fontes
De conhecimentos: plenamente
Existe o "Se sabe de repente".
Com palestras inteligentes
Mostra cultura, disciplina
E combate às vulnerabilidades
às drogas. Com capacidades,
aqui, os professores ensina
De maneira fácil a riqueza
Da união e da pura sapiência
Que todos com inteligência
Podem desfrutar! A grandeza
Da equipe floresce na vontade
De querer aprender. União,
De argumento e discussão
Criadas, traz educabilidades
Aos jovens! Se claramente
A mente de todos desejar
Florescer, Florescerá
No; "Se sabe de repente", Danilo Soares. 


           (Comunidade quilombola de Caiana dos Crioulos. Se Sabe de Repente - Rt, 2017.                                      Professor articulador: Emerson)

— Por conta de ações pedagógicas que o Se Sabe de Repente oferece, as escolas acabam abraçando o projeto. Nota-se, que nos ambientes escolares que este movimento já alcançou, os jovens/alunos protagonistas do Se Sabe — ao ouvirem palavras de outros educadores que se oferecem a palestrar  carregam uma maior habilidade de reflexão em relação aos problemas que surgem em suas vidas.


   (Se Sabe de Repente RT - PB, 2017. Visita ao palacete indígena)  

Oficinas culturais de artes e pequenos cursos que é apresentado, tem como intuito fazer o aluno ter um maior conhecimento sobre o que está em sua volta. Exemplos de que é interessante e fundamental o 'Se Sabe' nas escolas são exatamente viagens, debates de temas como: uso de drogas, melancolia e outras ideias que os professores articuladores mostram.


(Curso de libras 2017 ministrado pelo professor Rodolpho Ramos e Leandro.
. Rio Tinto - Pb)

Mais que eventos, visitas em lugares culturais e incentivos para que o jovem perca a 'vergonha' de se expressar em público, muitas vezes os professores vão além e fazem mais pelos alunos, por meio de torneios esportivos benéficos.   


(Torneio futsal realizado pelo Se Sabe 2017 - RT. Professor articulador: Emerson) 
"O objetivo do projeto é desenvolver, no Estado da Paraíba, espaços pedagógicos de discussão de temas importantes para os jovens, de modo a permitir formas próprias de interação, expressão e participação das diferentes juventudes na sociedade. Por meio do projeto o Governo pretende estimular o envolvimento dos jovens na construção e fortalecimento da identidade coletiva da juventude de cada região e do Estado da Paraíba, incentivando e reafirmando o protagonismo juvenil e a aquisição de espaço de participação por parte desse segmento social para contribuir com a diminuição da vulnerabilidade às drogas, ao crime e à violência.", paraiba.pb.gov.br
É verídico que esta organização educacional só tende a crescer (e crescendo, cada vez mais irá melhorar a educação Brasileira).  



0 comentários: