Resenha - Castro Alves O poeta da abolição

Resenha - Castro Alves O poeta da abolição

  

Castro Alves. Como não ouvir este nome e não lembrar do romantismo brasileiro e de seu aclamado poema "Navio Negreiro"? O autor é muito bem lembrado na poesia nacional por ser o 'poeta dos escravos' e diversos outros apelidos que o define como um grande Homem húmilde. Sendo um mestre da musicalidade, o romântico também impressiona leitores de diferentes idades e gêneros com seus versos rimados, tristes e realistas.



'Castro Alves O poeta da abolição' é uma antologia de poemas do autor que nos leva aos seus versos em um excelente livro ilustrado por Luyse Costa, organizado por Samira Campedelli e publicado pela Cereja editora.   

A delicadeza, métrica, ritmo presente nas linhas do Castro não faz o leitor apenas manter a vontade ler, mas sim cantar/ declamar cada fonema das rimas. E era isso que os poetas classicos como ele buscava fixar em seus textos. Dessa forma, estaria mentindo se contasse que durante a leitura não declamei em voz alta nenhuma de suas linhas.


Sendo grande amante da literatura brasileira e admirador do poeta baiano, devorar estas 46 páginas de pura arte rimada e grande vocabulário nas palavras foi uma aventura inesquecível. 

Nenhum comentário