Fácil! Entenda o que é a metalinguística

Fácil! Entenda o que é a metalinguística

A metalinguística é uma das seis (6) funções da linguagem. Ela se destaca em anúncios, músicas, jogos e na literatura. Torna-se divertida quando é percebida por algum ouvinte ou leitor de alguma obra. Falando nisso, você sabe o que é metalinguagem? — Continue lendo, explicaremos de forma simples o que é esta beleza que deparamos cotidianamente. 

É considerado metalinguagem quando há uma linguagem dentro de outra. Ficou confuso? Veja os exemplos abaixo.

No desenho Pica-Pau podemos ver, em alguns de seus capítulos, o personagem assistindo a uma programação na tv. E isso se torna uma metalinguagem quando assistimos a esta animação em uma televisão. Ou seja: iremos assistir ao Pica-Pau na tv enquanto, também, ele estar a assistir.




Também na literatura esta função é muito comum. Podemos ver, muitas vezes, poemas que falam de sua própria construção. Exemplo disso é o texto Desencanto do Manuel Bandeira.


"Eu faço versos como quem chora/De desalento, de desencanto/Fecha meu livro se por agora/Não tens motivo algum de pranto./
Meu verso é sangue, volúpia ardente/Tristeza esparsa, remorso vão/Dói-me nas veias amargo e quente/Cai gota à gota do coração./
E nesses versos de angústia rouca/Assim dos lábios a vida corre/Deixando um acre sabor na boca/
Eu faço versos como quem morre/Qualquer forma de amor vale a pena!!/Qualquer forma de amor vale amar!"

Outro exemplo clássico está nos dicionários, que tem o objetivo principal de explicar palavras usando palavras. 



Como dito no início, Metalinguagem é uma função que mostra uma linguagem dentro de outra. Não é difícil de perceber esta função e agora também você pode percebê-la. 





Um comentário :

  1. Legal, gostei dos exemplos depois disso não esquecerei mais o que é metalinguagem.

    ResponderExcluir