Escritores mamanguapenses - O vale na literatura

Escritores mamanguapenses - O vale na literatura


(Imagem da internet)



O vale Mamanguape é rico em história. E, por ser recheado em cultura, por aqui já passaram (e ainda existem) diversos poetas, romancistas, contistas. E dessa vez o Paixão Melancólica reuniu uma lista de autores mamanguapenses que fez/fazem parte da literatura. Confira.

Carlos Dias Fernandes

Seria uma desonra falar da literatura mamanguapense e não citar o grande Carlos Dias. Nasceu em 20.09.1874 na cidade de Mamanguape-PB. Foi jornalista, pedagogo, poeta, romancista e claramente fez parte do movimento Simbolista da literatura (nacional) brasileira (O que o fez conhecer e trocar pensamentos com Cruz e Souza). O escritor era completamente defensor dos animais; publicou diversos artigos sobre o tema o que revela que era plenamente vegetariano. Publicou grandes obras, entre os mais famosos, destacam-se: Os Cangaceiros, Fretanas e A Renegada.

Nísia Nobrega


Nísia Carneiro da Cunha Nobrega Dantas nasceu em 1 de maio de 1928 em Mamanguape-Pb. Filha do Engenheiro Eloy da Nobrega Dantas e Alice Carneiro da Cunha. Com 6 anos passou a morar com seus pais no Rio de Janeiro. Foi poetisa e contista moderna. Faleceu em 2000.

"Por onde, Mamanguape?
O medo ia e vinha
com cheiro de caldo de cana,
no vento encanado
das ruas de Areia.
Areia é só ventania:
vento trazendo lembrança
de gente buscando ouro,
de gente tangendo bois.
Areia de hoje rima vento e convento,
faz-se caminho do amanhã,
cresce no estudo,
religiosamente renascente.
Areia de ontem,
por onde?"


Em: Mamanguape.
 

Rodrigues de Carvalho


 

José Rodrigues de Carvalho foi um íncrivel homem da cultura sendo poeta e folclorista. Nasceu no dia 18 de dezembro de 1867, no povoado de Tauá, município de Alagoinha - Guarabira. De acordo com algumas fontes, no ano de 1877 aos dez anos de idade, o autor veio para Mamanguape, fugindo da terrível seca de 77.


 Autores contemporâneos vivos 


Neyvile Lucas


"Neyvile Lucas nasceu no Brasil, em João Pessoa, no estado da Paraíba, no ano de 2000. Atualmente, vive na cidade de Mamanguape com seus pais e sua irmã caçula. Filho de uma professora e um radialista, sempre foi apaixonado por leitura e, quando criança, costumava escrever suas próprias versões de algumas histórias conhecidas da Mitologia Grega, como é o caso de Édipo Rei, do escritor Sófocles, e a tão conhecida história de Dédalo e Ícaro." 



— Atualmente têm duas obras publicadas: Mar Noturno e Sangue Traído. Neyvile é um dos maiores destaques da literatura do Vale e um dos pioneiros a publicar obras nos dias contemporâneos dentro de Mamanguape.



Anderson Costa
 "Anderson Costa, nasceu em 13 de fevereiro de 1999, natural da cidade de Rio Tinto, no litoral norte paraibano. É autor, pesquisador nas áreas de História e política, também é capista. É um verdadeiro amante da literatura romancista, onde se dedica a escrever livros, principalmente romances ambientados no holocausto, na segunda guerra mundial."

 
 Com 3 livros publicados de forma independente (pelo clube de autores), Anderson é o orgulho de Rio Tinto e, com certeza, em geral, um dos mais dedicados autores do Vale.

Obras: O Destino os Uniu, Vento Oriental, Sofreste Comigo 


Robson Silva 


"Carioca, nascido na cidade do Rio de Janeiro em 29/01/1995, mudou-se para Mamanguape - PB aos 03 anos de idade, cidade onde reside atualmente. É graduando em Letras – Língua Portuguesa pela UFPB- Campus IV, e atualmente é bolsista PIBIC/CNPq/UFPB. Sua pesquisa que pertence ao projeto “MODERNISMO(S) BRASILEIRO(S) NO NORDESTE: UM OLHAR REVISIONISTA ATRAVÉS DAS ESCRITAS AUTOBIOGRÁFICAS” foi premiado no “XXV Encontro de Iniciação Científica” realizado na UFPB, e também recebeu o certificado de “Honra ao mérito” oferecido pelo CCAE – UFPB – Campus IV.



Robson é contista (com contos publicados em páginas na internet e antologias por algumas editoras) e poeta (com poemas postados em sua página Carpie Diem e, em breve, em um livro próprio).

Danilo Soares

Danilo Soares nasceu em primeiro de fevereiro de 2001, na cidade de Rio Tinto -Pb onde reside atualmente. Estudante, Poeta e leitor voraz de Augusto dos Anjos e Carlos Dias Fernandes. É criador do site literário Paixão Melancólica que mostra poemas, matérias/artigos relacionados à literatura nacional. Também é autor de Versos Substanciais, obra de poemas publicados pela Editora Hope.
 
Participou de eventos como Flivm (realizado pela Academia de Letras Ciências e Artes do Vale) e Teia do Conhecimento (organizado pela prefeitura de Mamanguape).

— Esses são os principais representantes de nossa literatura. Com certeza existem mais escritores dentro de Mamanguape que nos farão escrever um próximo artigo futuramente.

Nenhum comentário