Livro Top - A Pátria de Chuteiras - Nelson Rodrigues

Livro Top - A Pátria de Chuteiras - Nelson Rodrigues


Depois de um amigo falar tanto do Nelson Rodrigues, busquei ler alguma coisa dele e acabei encontrando essa obra de crônicas disponível gratuitamente na Amazon, lógico que fiz download em meu Kindle. 
"Já descobrimos o Brasil e não todo o Brasil. Ainda há muito Brasil para descobrir. Não há de ser num relance, num vago e distraído olhar, que vamos sentir todo o Brasil.
Este país é uma descoberta contínua e deslumbrante." Nelson Rodrigues.
 Nelson Rodrigues marcou um lugar indiscutível, revolucionário no teatro. No entanto, o Nelson cronista, o comentarista de futebol, não é menos importante. Nelson Rodrigues foi o escritor brasileiro que "leu", "releu" nosso país pelo campo, pela bola, pelos craques. Ele viu e compreendeu, antes de todos, a grandiosidade da nossa pátria. Defendeu a nação com uma paixão pura. "Anunciou", "promoveu", "profetizou" a força do Brasil.
Como já dito, nunca havia lido nada do Nelson e essa obra me abriu o caminho para seus textos. Em A Pátria de Chuteiras não encontramos apenas escritos sobre futebol, mas também todo um amor pelo Brasil. Aqui Nelson Rodrigues nos mostra um país de um povo simples que exibe todo seu amor pela seleção e que, na simplicidade, se mantêm firme. 

As crônicas do autor narram muito bem o Brasil daquela época, mas têm muita coisa que é atual e isso que é magnífico. A forma que Nelson escreve me prendeu por muito tempo, principalmente por ter tanta crítica ao país. 

Amei a obra, passarei a ler mais do mesmo autor. 



Um comentário :

  1. O Nelson Rodrigues é genial e essencial para nossos dias e para a compreensão do nosso país. Ele leu o nosso país de maneira que poucos intelectuais fizerem.

    ResponderExcluir