Dez Motivos Para Escrever Poesia — Cristian Lima

Dez Motivos Para Escrever Poesia — Cristian Lima


Para todos o feitos magníficos e heroicos da humanidade, declama-se ante vós estas dez tábulas onde atribuem os mandamentos e os decassílabos sua perfeição. Dez, não mais que causas para escrever poesia.

1° Motivo: se existe uma arma com os canos cobertos de pena; não é uma arma para a morte, mas uma arma para a vida. Esta arma é a caneta, mas há de se ter cautela ela pode expelir sua alma.

2° Motivo: não é compulsória. Quem desejar, quem senti-la, que a sinta; mas a poesia não existe tão somente em palavras. E quem ousar afirmar ter encontrado alguém avesso à poesia... Equívoco. Você apenas não desvelou qual a poesia alheia.

3° Motivo: assim como a água, ela pode obter os formatos de seu meio à guisa da vontade. Permite-se atingir causas, ser política e revolucionária, mas ela também pode obter as formas do seu coração.

4° Motivo: ela é livre, e o ser humano compreende a liberdade, mas uns poucos a detestam e, para este, há espaço (para os livres, o espaço não existe). A poesia é tanto uma sidéreo redemoinho quanto uma prisão na velha folha dos lusíadas.

5° Motivo: você instaura pontes onde sempre pensou haver fogo e morte e consegue, por fim, alcança outras ilhas.

6° Motivo: é narcótica, sem efeitos colaterais. Gera relaxamento e alucinação — o termo inglês sofisticado: daydream, sonhar acordado. E à medida que for absorvido por ela, mais longínquo é o paraíso (ou báratro) que você visitará.

7° Motivo: se ela é arma, ela não mata — nem se dissimula, apenas procede de acordo com cada pena. Existem poesias que se ocultam, não por medo, mas por escassez de casas para seus botões. Mas, se há armas que se disfarçam de flores, essas são mortais, e a poesia pode extirpá-las para sempre.

8° Motivo: a depressão é um dos males causados pela resignação, por um desmedido silêncio e a poesia, por mais que solitária, nunca se é mais acompanhado que na presença de um papel.

9° Motivo: alerta. Sem ela você pode morrer.

10° Motivo: você não precisa me escutar. Nem precisa concordar. Escreva uma poesia satírica e proceder com o seu dia.

— Cristian Lima

Nenhum comentário