Para Todas as Crises — Cristian Lima

Para Todas as Crises — Cristian Lima

O TEMPO DITA AS ÚNICAS LEIS INDUBITÁVEIS DA VIDA: A EFEMERIDADE. NÃO HÁ PERMANÊNCIA NA VIDA. AINDA QUE A IMORTALIDADE SEJA UM AVANÇO CIENTÍFICO PLAUSÍVEL, SERIA IMPOSSÍVEL SOBREVIVER À MORTE TÉRMICA DO UNIVERSO DAQUI A BILHÕES DE BILHÕES. TUDO O QUE VOCÊ FAZ NESTA VIDA SERÁ ESQUECIDO APÓS UM PERÍODO MAIS LONGO DE TEMPO. TALVEZ VOCÊ SEJA UM ROSTO, UMA ESTÁTUA ERGUIDA, MAS ESTÁTUAS TAMBÉM APODRECEM E SÃO DERRUBADAS COM A ASCENSÃO DE NOVOS REGIMES POLÍTICOS. NO FIM, NINGUÉM SABERÁ DE SUA PERSONALIDADE OU DE COMO VOCÊ FOI UMA PESSOA BENIGNA, PASSIONAL, TANTO QUANTO IMPULSIVA OU DE SEU ESFORÇO PARA CONTROLAR ESSA PULSÃO. COM O TEMPO, TUDO SE ESGOTARÁ. O QUE VOCÊ ESTÁ SENTINDO AGORA É UMA CRISE.
O QUE É UMA CRISE? EM VEZ DE SE ARRIMAR TÃO SOMENTE NA DEFINIÇÃO GREGA DE CRISE, IREI EXPLANAR UMA ACEPÇÃO MAIS CONHECIDA E QUOTIDIANA DE CRISE. ABORDANDO UM EXEMPLO, O QUE É A CRISE EXISTENCIAL? E POR QUAL RAZÃO É TÃO GRAVE? AO SE PERGUNTAR ISSO, RECRIMINE A EMERGÊNCIA. A EMERGÊNCIA É UMA DAS SAÍDAS ENCONTRADAS POR SERES VIVOS HÁ MILHÕES DE ANOS; EM ESPECÍFICO, NÓS. QUANDO NÃO HAVIA CONSCIÊNCIA PARA RACIONALIZAR O MUNDO, AS ENTIDADES VIVAS SE EMPENHAVAM EM UTILIZAR SEU INSTINTO PARA CAÇAR E FUGIR. NO ENTANTO, COMO NÓS COMPROVAMOS, O INSTINTO NÃO COMPETE COM UMA CONSCIÊNCIA ATIVA, DO CONTRÁRIO NÃO SERIA TÃO FÁCIL CAPTURAR UM PÁSSARO POR MEIO DE ISCAS (O INSTINTO NÃO O AJUDA NESSE SENTIDO, POIS ELE PROCURA INFORMAÇÕES ESPECÍFICAS APRENDIDAS COM O DECORRER DE ÉONS DE HISTÓRIA, MAS NÃO CONSEGUEM, POR DEFINIÇÃO, PRESUMIR ALGO QUE NUNCA VIRAM — HÁ AUSÊNCIA DE VOZ INTERIOR E DE CRIATIVIDADE). É NESSE MUNDO DE CAOS QUE A CONSCIÊNCIA VEIO A FLORESCER.
ENTRETANTO, ELA POSSUI UM CUSTO QUE HABITUALMENTE ATRASA ESSE "HIPOTÉTICO DESENVOLVIMENTO", O VAZIO EXISTENCIAL: O QUE NIETZSCHE CHAMAVA DE VONTADE DE VERDADE, UM INCANSÁVEL DESEJO POR SIGNIFICAR O MUNDO, CRIAR ÍDOLOS E SÍMBOLOS (EU CREIO QUE NIETZSCHE SERIA MENOS ELOGIOSO NESSE SENTIDO). DE UMA PERSPECTIVA NEUTRA, É O QUE SOMOS: NÃO VIVEMOS SEM FUNDAR RELIGIÕES OU SEITAS QUE NOS ALIMENTEM DE SENTIDO. NO ENTANTO, QUANDO ESSAS CRENÇAS PORVENTURA NÃO SÃO MAIS SUFICIENTE PARA SUPRIR MEU VAZIO, A CRISE ESTÁ ESTABELECIDA.
AO SE RECORDAR DA PALAVRA CRISE EM QUAISQUER SENTIDOS POSSÍVEIS, LEMBRE-SE DA FRASE: AQUILO QUE ANTES ME SUPRIA, AGORA NÃO SE MOSTRA MAIS SUFICIENTE. O MOMENTO EM QUE DETERMINADA ENTIDADE FÍSICA OU PSÍQUICA, ANTES DOTADA DE UM SIGNIFICADO, NESSE MOMENTO É DESVENCILHADA DE SEU SENTIDO, E, MESMO ABUNDANTE, NÃO PODE MAIS SUPRIR O QUE NOS FALTA. AS CRISES OCORREM APENAS EM SERES HUMANOS, ASSIM COMO A DEPRESSÃO. EM UMA CRISE ECONÔMICA, POR EXEMPLO, O DINHEIRO E OS VALORES MATERIAIS SÃO PERDIDOS REPENTINAMENTE, COMO NA GRANDE DEPRESSÃO, COM QUEBRA DA BOLSA DE VALORES EM 1929.

A GRANDE DEPRESSÃO
COM A DERROCADA DA ALEMANHA E A CONSEQUENTE DESTRUIÇÃO DE HIROSHIMA E NAGASAKI NO JAPÃO, DECLARA-SE O FIM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL E, DO MESMO MODO, O INÍCIO DA GUERRA FRIA. OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, ASSIM COMO O BRASIL, POSSUI UM TEMPO DE VIDA RELATIVAMENTE CURTO EM COMPARAÇÃO ÀS NAÇÕES EUROPEIAS. ELA FOI DESCOBERTA EM 1492, APENAS OITO ANOS ANTES DO HISTÓRICO ANO DE 1500. DESSA FORMA, NÃO É ENRAIZADA EM CONFLITOS MILENARES ENTRE IMPÉRIOS E SÓ CONSEGUIU PARTICIPAR EFETIVAMENTE DA CONTRA ALEMÃES, NO QUAL ATUARAM DE FORMA ATIVA E DESTROÇARAM-NOS JUNTO À URSS. FOI UMA VITÓRIA COMPLETA. ENTRETANTO, AS ECONOMIAS EUROPEIAS EXAURIRAM SEUS BANCOS E TODA A SUA INFRAESTRUTURA FOI DEVASTADA. A PAR DESSE FATO, OS AMERICANOS, SEMPRE COM SUAS REGALIAS, ESTAVAM ÓTIMOS. ESTANDO DO OUTRO LADO DO OCEANO, EM UM MUNDO ANTES DAS BOMBAS INTERCONTINENTAIS, NÃO HAVIAM ENCONTRADO QUALQUER INIMIGO EM SEU PRÓPRIO TERRITÓRIO. ENTÃO, ASSISTINDO À EUROPA DECAIR, OS AMERICANOS DECIDIRAM FINANCIAR SEU ALIADOS — COM A PITADA AMERICANA DE MALÍCIA — E VENDER PRODUTOS EM LARGA ESCALA, ALGO NUNCA ANTES EXECUTADO POR QUALQUER PAÍS, SOBRETUDO, PARA SUPRIR AS NECESSIDADES DE UM CONTINENTE INTEIRO. O SISTEMA DE PRODUÇÃO FORDISTA, FUNDADA POR HENRY FORD
ESTÁ BEM, MAS QUANTO À CRISE... O QUE TRANSCORREU EM SEGUIDA FOI RESULTADO DE UMA INTENSA ESCASSEZ DE VISÃO, PARA NÃO AFIRMAR 
BURRICE. A EUROPA NÃO PERMANECEU NO SEU ESTADO DE NECESSIDADE PARA SEMPRE, E AS POUCO A POUCO SUAS CORPORAÇÕES RECUPERAÇÃO O ALENTO E COMEÇARAM A ADQUIRIR AUTONOMIA. AS EMPRESAS AMERICANAS, ASSIM COMO UM CARRO EM ALTA VELOCIDADE, DEMANDARAM TEMPO DEMAIS PARA REDUZIR A PRODUÇÃO. FABRICARAM O TRIPLO DO QUE A EUROPA AGORA PRECISAVA E PERDERAM MILHÕES DE DÓLARES NESTA EMPREITADA.
A RENDA QUE ENTÃO OS EMPRESÁRIOS POSSUÍAM AGORA NÃO POSSUÍAM MAIS. ISSO OCASIONOU UMA FORTE TENDÊNCIA SUICIDA ENTRE ESSE EX-MILIONÁRIOS, RESULTADO PRIMORDIALMENTE POR UMA CRISE.

COMO SUPERAR A CRISE?
QUANDO SE ESTÁ EM CRISE, SIGNIFICA QUE O SENTIDO DA VIDA FOI ATRIBUÍDO A UMA FORÇA MUTÁVEL, MAS A QUAL NÃO CONSEGUIMOS ACEITAR SUA MUDANÇA. NÃO PODEMOS ACEITAR, POR EXEMPLO, A NÃO PERMANÊNCIA DO BEM E DO MAL, DAS VIRTUDES E DOS DIREITOS HUMANOS. TODAS AS ESCOLAS FILOSÓFICAS, RELIGIÕES E IDEOLOGIAS (QUE SÃO, INTRINSECAMENTE, A MESMA COISA, COM APENAS UMA ALTERAÇÃO SEMÂNTICA) FORAM FUNDADAS POR SERES HUMANOS E FACILMENTE HAVERIAM DE SE CONSTITUIR DE OUTRA MANEIRA SE AS CONDIÇÕES FOSSEM DIFERENTES. O SISTEMA DE GOVERNO ATUAL NÃO É PERFEITO, E NUNCA SERÁ. ELE PODE SER ALTERADO COM UMA REPENTINA REVOLUÇÃO, E, POR MAIS QUE SE INSISTA, NÃO HÁ LADOS NESSE CONFLITO. SÃO TODOS HUMANOS EM CRISE, BUSCANDO CONSERTAR O VAZIO QUE VEEM NO MUNDO. COMO NOS DESVENCILHAR DISSO?
JÁ QUE O MUNDO É UMA DESORDEM ASSUMIDA, POR QUE NÃO CONSENTIR E PUXAR O FODA-SE? O QUE DIÓGENES DE SINOPE DEU O NOME DE APATHEIA (SIM, A MATRIZ DO TERMO APATIA) E NIETZSCHE CHAMAVA DE AMOR-FATI, AMOR AO FATO. AMOR ÀS VICISSITUDES DA VIDA, AMOR ÀS DESVENTURAS. MAS AINDA NÃO PRECISA ME XINGAR. EU SEI O QUE VOCÊ ESTÁ PENSANDO "COMO EU ME PERMITIRIA AMAR MEU PRÓPRIO FRACASSO? VOCÊ É DOIDO?". TALVEZ. SE PARECE DIFÍCIL DE AMAR, BASTA RIR. AO RIR DO NOSSO FRACASSO, ESTAMOS NOS REGOZIJANDO NA VIDA E, INCLUSIVE, AUFERIREMOS MAIS FORÇA PARA NOS ERGUER NO PORVIR. EM INSTANTES DE CRISE TÃO QUAL O CORONAVÍRUS, É IMPERIOSO RECORDAR-SE DE QUE A VIDA NÃO É O MUNDO OU A SUA CASA. O TÉDIO E A MONOTONIA SÃO UMA CONSEQUÊNCIA DE ESTAR VIVO E SOFRER AS INTEMPÉRIES DO TEMPO (NÓS APENAS NOS TORNAMOS MAIS CONSCIENTES DELAS QUANDO O AMBIENTE É PEQUENO E FICAMOS MAIS PRÓXIMOS DE NÓS MESMOS). A VIDA NÃO SE RESUME À ÓBVIA EXIGÊNCIA SOCIAL DE QUE TODOS CARECEM DE UM CONTATO APRUMADO COM A NATUREZA E AS PESSOAS. EM VERDADE, HÁ EUDAIMONIA (FELICIDADE) EM QUALQUER LUGAR IMAGINÁVEL, POIS A VIDA É COMO VOCÊ A VÊ.
UMA CRISE, PORTANTO, É UMA ATRIBUIÇÃO DE VALOR UNIVERSAL DADA A UM ASPECTO DA SOCIEDADE E UNIVERSO, CONSIDERANDO QUE NÃO HÁ NADA FIXO NO UNIVERSO. QUANDO OS DESEJOS SÃO CONTRARIADOS E OS VALORES MUDAM, TORNAMO-NOS DEPRESSIVOS E DESILUDIDOS. COMO RÉPLICA EM IGUAL FUROR CONTRA ISSO, UM EXCERTO DE UM POEMA DE FERNANDO PESSOA.

HÁ METAFÍSICA BASTANTE EM NÃO PENSAR
O QUE PENSO EU DO MUNDO?
SEI LÁ O QUE PENSO DO MUNDO!
SE EU ADOECESSE, PENSARIA NISSO (...)

(...) MAS ABRE OS OLHOS E VÊ O SOL,
E JÁ NÃO PODE PENSAR EM NADA,
PORQUE A LUZ DO SOL VALE MAIS QUE OS PENSAMENTOS
DE TODOS OS FILÓSOFOS E TODOS OS POETAS
A LUZ DO SOL NÃO SABE O QUE FAZ
E, POR ISSO NÃO ERRA, E É COMUM E BOA (...)

APESAR DA IMPREVISIBILIDADE DA VIDA, SABER QUE ELA É IMPERMANENTE DEVERIA-NOS AGRADAR, AFINAL, SOMOS OS ANIMAIS MAIS INDECISOS DA NATUREZA E ISSO NOS FAZ HUMANOS. TER A MENTE ABERTA E A CAPACIDADE DE RIR DOS PROBLEMAS, FINDAR QUALQUER SUPERSTIÇÃO ACERCA DE PENSAR SOBRE O MAL. DEVE-SE PENSAR NA MORTE DE NOSSOS PAIS, DE NOSSO IRMÃOS, NÃO SIGNIFICANDO QUE ISSO DESEJAMOS, MAS QUE, COM ISSO, NÃO DESEJAMOS SOFRER.
POR MAIS ESTRANHO QUE ISSO SE ASSEMELHE, NÃO HÁ CRISE SE VOCÊ NUNCA DEFINIR AQUILO QUE O FAZ FELIZ, E SE DEFINIR O TUDO COMO O TODO, E NÃO A PARTE QUE MAIS LHE AGRADA.

Nenhum comentário