RESENHA - Tudo Se Ilumina

RESENHA - Tudo Se Ilumina



"Tente viver de modo que você sempre possa dizer a verdade"


Todo autor já bastante conhecido, tem em suas obras a referência de outra obra sua de grande valor e conhecimento, e Tudo se Ilumina se carrega de ser a obra referência do incrível Jonathan Safran Foer. Uma história dividida entre o fantástico e a realidade, aqui Jonathan consegue iluminar várias sensações dentro do leitor, com maestria e uma delicadeza fina na construção de tudo como os personagens e os locais.

A história se concentra em um jovem à procura do 'salvador' de seu avô durante o Nazismo. Ele, junto de Alex, o mais próximo de um tradutor que ele conseguiu encontrar e seu avô, ainda muito atormentado pela guerra, e um cachorro. A história tem 2 tempos, o presente e o passado. O presente é algo natural, enquanto o passado se mostra ser fantástico em seu decorrer.

Infelizmente não é porque um livro é referência de um autor, quer dizer que ele seja bom. Extremamente Alto & Incrivelmente Perto, e Aqui Estou mostram um Jonathan Safran muito diferente do que eu consegui ver em Tudo Se Ilumina. Como eu já disse acima, a história se divide em 2, que acabam se conectando no final de uma forma peculiar, e é aí que se encontra meu descontentamento com o livro. Obs.: Não achei o livro ruim, apenas inferior aos seus 2 outros trabalhos lançados aqui no Brasil. A parte da história onde retrata a busca pelo 'salvador', é natural e deliciosa de ler, mas a outra parte fantástica e de uma forma absurdamente chata e desmotivacional. Eu só não parei a leitura, porque já conhecia outros atrabalhos do autor, e sabia que algo de especial ele estava preparando. Pensado e feito! Jonathan fez o final valer todo o 'sacrifício' que foi tentar entender o que estava acontecendo na parte fantástica.

Tudo se Ilumina tem momentos tão leves e gostosos de ler, que me fez tentar entender se eu estava vivendo corretamente, aproveitando tudo



Por enquanto é só galera, até mais!
---------------------------------------------------------

Título: Tudo Se Ilumina
Autor: Jonathan Safran Foer
Editora: ROCCO
Ano: 2002
Páginas: 365
 

Um comentário :