Análise da personagem Anne

Análise da personagem Anne



Comecei a assistir a Anne with an E no início da Pandemia e foi uma série incrível para assistir com a minha mãe, geralmente ela não gosta de séries, mas o que faz Anne especial ? Seria os cabelos ruivos e a bondade? 
Não! Gosto de Anne porque ela é absurdamente imperfeita e não esconde isso, ela te prende por não conseguir fingir uma perfeição, por não se fazer de boa moça. Como trata-se de uma personagem que sofreu bullying no orfanato, vivia uma solidão extrema, foi maltratada, Anne usou a imaginação para sair do terror que vivia, e quando realmente conseguiu ter vínculos com outras pessoas, tornou-se evidente a maneira com ela era absurdamente diferente, por um lado era ótimo porque não era a favor das convenções sociais, questionando preconceitos de gênero, raça/etnia, diversas vezes, mostrando uma maneira de lidar com a diversidade com compaixão e compreensão, já por outro, Anne não sabia se relacionar, cometeu diversas falas equivocadas que machucavam as pessoas, ás vezes a maneira como deixava sua imaginação ir longe, também lhe trazia diversos problemas, principalmente com Gilbert Blythe, apesar de gostar de Anne se afastou diversas vezes por não saber lidar. 
Quantas Anne's nós temos ao nosso lado? Alguém que se impõe e é capaz de correr para salvar uma amiga e entender a crueldade do que estão fazendo ? Kak'wet teve um final injusto, que todos devem ter o sentimento doloroso da história de povos tradicionais, em qualquer lugar do mundo, o tratamento passa ser o mesmo e a religião é utilizada como uma arma feroz, ao invés de compaixão para com esses povos. 
Mas Anne não queria desistir
de libertar a amiga, assim como não desistiu mesmo sofrendo agressões da colega de classe para defendê-la do abuso que sofreu
 e pelo qual estava sendo difamada pela cidade.
É realmente muito bom ver um personagem imperfeito, o qual busca sua evolução durante a série, tão filosófica e questionadora ganhando espaço. Mas quantas Anne's na realidade fazem sucesso ? Quantas Anne's são reconhecidas e amadas por serem quem são ? Por lutarem por um mundo melhor ? 
Alguém disposta a pedir perdão, a corrigir o que fez, alguém que busca de sua maneira incansavelmente a justiça, alguém que se vê como um ser independente e vê o amor como uma conexão e não prisão, por isso vence o próprio ciúme, não entrando em uma rivalidade com outra mulher.
Eu conheço algumas, confesso, mas nenhuma delas é ruiva de pele clara. Espero que Anne inspire outras  mulheres a serem um pouco Anne. 

Dani Santana

Nenhum comentário