Como aprender tupi facilmente

Como aprender tupi facilmente

 "Quando os portugueses chegaram ao Brasil, em 1500, logo descobriram que em todo o litoral brasileiro, desde o norte até o sul, falava-se uma mesma língua indígena. Ela era a língua de vários povos: potiguaras, tupinambás, tupiniquins, tupís, caetés, termiminós, tabajaras.

  Os índios que falavam essa língua não deram um nome para ela. Os portugueses a chamaram de língua brasílica. Bem mais tarde, ela foi chamada de língua Tupi, porque era falada também por esses índios que viviam mais ao sul, no atual estado de São Paulo. Hoje essa língua é conhecida como Tupi Antigo ou Tupinambá, a antiga língua que os potiguaras falaram até aproximadamente 1750. Essa língua não era escrita, mas somente falada, até a chegada dos portugueses ao Brasil.", Eduardo de Almeida Navarro in: T'îa-nhembo'e potiguar-Ymûana Nhe'enga resé.     

Hoje, com o advento da tecnologia, ficou ainda mais fácil aprender o Tupi Antigo, pois temos na internet acesso à grupos de estudo, vídeo aula, textos públicos, cartas...

Pois bem, a principal dica para aprender o Tupi Antigo é a leitura das obras de Navarro, tupinólogo brasileiro.


Método Moderno de Tupi Antigo

 
 
O método Moderno é um curso breve de Tupi. É o livro fundamental para quem quer aprender o idioma.
 
 
Dicionário de Tupi Antigo
 
 
Como o próprio nome sugere, esse é um dicionário. Também é um livro excelente para quem quer aprender a língua. Aqui tu vais ter acesso à muitas palavras do tupi, além de tudo, vais aprender a utilizar as pós-posições e verbos da form correta.

Esses livros podem ser encontrados nas principais livrarias online. 
Bons estudos!

Nenhum comentário