Ao visitar o Reino das Águas Claras, Narizinho faz muitos amigos e ainda conhece quem pode fazer sua boneca Emília falar! De volta ao sítio, ela conta as novidades ao seu primo Pedrinho e juntos, recebem ilustres personagens de contos clássicos, como Pequeno Polegar, Cinderela e Branca de Neve, e partem para uma viagem inesquecível ao País das Maravilhas, onde conhecem os criadores das fábulas mais famosas do mundo!
Pois bem, sem enrolações, estamos diante uma grande obra infantojuvenil. Uma obra que me fez viajar realmente em diferentes aventuras. Antes de ler o livro, já tinha assistido ao episódio "Reinações de Narizinho" da serie, quando criança. Concordo que a serie é boa, mas não se compara com o livro, posto que esse me deu uma sensação ainda mais estranha e satisfatória: é como se eu tivesse realmente dentro das histórias. Sim, histórias no plural mesmo, pois Lobato nos leva a muitas aventuras, contendo até mesmo referências a outros personagens populares como: Aladdin, Peter Pan, Gato Félix... o que deixa a obra ainda mais dinâmica.
É nesse livro que a menina (quer dizer, boneca de pano) Emília aprende a falar. Sim, em uma cena cômica, após ter engolido uma pírula de um tal Dr.Caramujo. Creio que basta essa informação para deduzir que o Lobato nos faz entrar realmente no imaginário sem sentido de uma criança.
Não ache esse livro
bobo, pois na verdade ele é um livro com excelentes ideias, muitas
vezes. Por exemplo, em um dos meus capítulos favoritos, lá no mundo das
fábulas, onde um sábio fala algumas coisas engraçadas e com coerência a
criançada.
"Nós, sábios, também não fazemos outra coisa - disse ele. - Mas como dizemos nossas tolices com arte, o mundo se ilude e as julga alta sabedoria", Reinações de Narizinho, pg: 252, editora Ciranda Cultural.

"Monteiro Lobato (1882-1948) foi um escritor e editor brasileiro. "O Sítio do Pica-pau Amarelo" é sua obra de maior destaque na literatura infantil. Criou a "Editora Monteiro Lobato" e mais tarde a "Companhia Editora Nacional". Foi um dos primeiros autores de literatura infantil de nosso país e de toda América Latina."
Nenhum comentário