Essa foi minha primeira vez lendo algo de David Foenkinos. E uma das coisas que eu mais gosto é quando leio o primeiro livro de alguém e já gosto de cara. Como muito de vocês já devem saber, eu tenho como padrão ler todos os livros de um autor, algo como uma regra pra mim. E As Lembranças de David Foenkinos é uma ótima porta de entrada para os livros do autor, porém irei confessar algumas coisas e espero que todos entendam. A primeira delas é que eu sou do contra, diferente da grande massa das pessoas, eu adoro spoilers tanto de filmes quanto de livros. Eu procurei saber tudo desse livro antes de ler ele, porém por algum motivo DESCONHECIDO, eu 'não' encontrei nada nem ninguém falando sobre As Lembranças. Nem em resenhas, nem em blogs nem no próprio YouTube, o que me fez pensar o motivo disso. Após terminar de ler eu poderia até dizer o motivo: O livro não é bom. Porém, já li tantos outros livros que realmente são ruins e com diversas resenhas, mas e então por qual motivo As Lembranças não tem nada? Aí entra a minha segunda confissão, que é que eu adoro pesquisar tudo sobre o autor antes de ler qualquer coisa que ele, o autor, tenha escrito. Foi então que descobri os prêmios literários que David Foenkinos ganhou, algo que não me importo, não mesmo, e também descobri um pouco sobre a vida pessoal ou literária dele. E quem disse que mesmo assim consegui entender o motivo de As Lembranças não ter nenhuma referência? David Foenkinos escreveu outros livros 'bem' falados, como Charlotte e A Delicadeza, onde se tem até um filme bastante falado e atuado pela Audrey Tatou.
Falando um pouco agora do livro, este que comprei por apenas R$ 5,00 numa feira de livros usados aqui na minha Cidade no Rio de Janeiro, foi um livro que tive um certo receio em começar à ler, dado apenas à minha 'incapacidade' de conseguir começar um livro de um autor que nunca li antes. As Lembranças de David Foenkinos é um bom livro (Contraditório, não?), é aquele livro pra se ler em viagens, quando se quer ler um livro mais leve e solto, geralmente após alguma leitura traumática ou pesada que te deixou pensativo, este é o livro ideal do após.
Confessarei que entendi uma coisa ao ler a capa traseira que nada tem com a real história do livro. Pensei que o livro trataria da perda do avô do protagonista, e não, não me pergunte porque achei isso, apenas prossiga lendo aqui.
Em As Lembranças conhecemos um jovem rapaz que tem por volta dos 20 anos que começa contando sua história de vida logo após a morte de seu avô. Ele nos conta seu luto e como consegue conciliar isso com sua vida pessoal. Como o próprio nome já diz, o protagonista nos conta todas as suas lembranças, tudo mesmo. Tive uma certa dificuldade de não ler esse livro e pensar que a história apresentada não era a vida pessoal de David Foenkinos, devido sua maravilhosa escrita., Este é um livro que nos mergulha sem nenhuma dificuldade, porém é um livro leve e sutil. A história apesar de ser profunda na vida do protagonista, não consegue ser profunda no leitor. As Lembranças é apenas uma história da vida de qualquer um, apenas. O protagonista pode ser qualquer um, tendo uma vida comum e arrastada. Começamos com o protagonista com seus 20 anos, e terminando a história com ele por volta dos 40 anos. O livro não tem nada de sensacional, não acontece nada de tão extraordinário, o que diria eu ser bom ou não, não sei. Não sei , porque, pelo menos eu, gosto de ler pra sair do meu natural, gosto de imaginas coisas extraordinárias, coisas não comuns, livros onde se tem doenças terminais, animais amigáveis, onde aconteça coisa não cotidianos, e As Lembranças não é nenhum desses livros, As Lembranças é apenas uma história comum, de qualquer um de nós. Seu avô morreu, ele ficou de luto, passa a vida tendo de lidar com a depressão da mãe, com a falta de amor do pai e com a vida agitada de sua avó e ponto. É o livro da minha vida, da sua vida, da vida de qualquer um (Sem querer, claro, generalizar). Eu esperei até o final, algo acontecer que fosse despertar meu entusiasmo, mas não houve nada.
As Lembranças, de David Foenkinos, nos envolve de uma maneira agradável, porém insatisfatória. Não é um livro ruim, mas longe de ser um livro que será seu top 10
Nenhum comentário