RESENHA - O Menino do Pijama Listrado

RESENHA - O Menino do Pijama Listrado

 

CERCAS COMO ESSA EXISTEM NO MUNDO INTEIRO

 

Vir aqui e falar de John Boyne é algo tão simples e fácil, não por ele ser ele, mas por ele ser um escritor ao qual mergulho e leio tudo com tanta facilidade e gosto que é inegável de minha parte deixar de dizer que ele é meu autor favorito.

E pra falar a verdade, não sei como nunca fiz essa resenha antes, desse livro tão maravilhoso e tão conhecido que é O Menino do Pijama Listrado. Confessarei que esse foi o meu primeiro livro 'grande' que li por completo, e foi o livro que por muito tempo foi considerado meu livro favorito.

Pra falar de O Menino do Pijama Listrado, tem que ter calma e delicadeza, assim com a obra é, e também ter estômago pra digeri-lo, pois ao mesmo tempo em que é doce, é pesado, ao mesmo tempo que te faz amar, te faz odiar.


O MENINO DO PIJAMA LISTRADO, conta a história de Bruno, um garoto de 8 anos de idade que junto com sua família é obrigado à ir morar num lugar diferente, simplesmente abandonar a cidade onde moram. Aqui, neste livro, vemos toda a perspectiva através dos olhos e conhecimento de Bruno, então toda inocência, toda sua crença e 'criancice' são vistas por nós de uma forma tão profunda que se uma criança estiver lendo, não entenderá metade da história. Nós, adultos ou mais vividos, conseguimos decifra cada coisa que o livro, ou melhor, que o Bruno vê, ouve e vive. Descobrimos rapidamente que na verdade  a sua nova casa não é exatamente uma casa, que seu novo amigo, não é necessariamente igual à ele.

E falar em amigo, em O Menino do Pijama Listrados, somos apresentados à um segundo protagonista, Shmuel, um menino triste, abatido e faminto. Como dito antes, toda nossa perspectiva é através do Bruno, então somos levados à acreditar que Shmuel é uma criança igual à ele, que brinca, se diverte e dorme bem, mas como rapidamente descobrimos as coisas não são como Bruno vê. Nada na verdade é como ele vê. O campo de concentração, as fumaças da torre, o pai de Shmuel, tudo isso nos dá um gosto amargo e até mesmo vontade de chorar.

Toda a história é ambientada na Segunda Guerra Mundial, e de forma crua, nos é mostrado um pouco sobre o que acontecia com escravos, no caso os Judeus, quando eles se tornavam 'inválidos'. Eram sugadas todas as suas energias até onde dava e depois eram simplesmente queimados.

Em 2008 foi feita uma adaptação cinematográfica do livro, e cá entre nós, é tão bom assistir um filme baseado num livro quando ele é o mais similar possível. E aqui sentimos esse gosto. Toda ambientação, cenários, atores e afins, nos faz acreditar que aquilo foi real, igualmente o livro faz. Sua única diferença, se assim posso dizer, é que mesmo o filme nós também termos o olhar de Bruno, é muito mais fácil saber tudo o que está acontecendo e decifrar tudo. Creio eu ser porque o filme em si é uma representação gráfica daquilo que temos que imaginar ao ler. E devo confessar que as atuações foram fantásticas, e um bônus para o Asa Butterfield, intérprete de Bruno, que mesmo ainda criança conseguiu empenhar tão bem seu papel, que até hoje quando me lembro de Bruno, quando o imagino, só consigo ver o Asa. EU RECOMENDO todos à ler o livro primeiro e depois assistir o filme. Este filme é até hoje considerado um dos filmes mais tristes de dramas já feito, figurando aí entre muitos tops.

--------

Rico de detalhes, O Menino do Pijama Listrado carrega em sua escrita a genialidade de John Boyne em criar lugares e personagens que parecem reais. Um livro bom de ler e rápido, contendo poucas páginas. É parado na medida certa, é infantil na medida certa, e tem seu começo, meio e fim bem concretos, e seu final além de avassalador, pega qualquer um de surpresa. Mesmo eu tendo assistido ao filme primeiro, consegui ver que o livro esconde muito bem tudo, sem entregar o que está por vir. 


Fantástico, inimaginável e além de tudo, amável. Assim é esse livro incrível e muito mais do que recomendável.

 

Por enquanto é só galera, até mais!

---------------------------------------------------------

Título: O Menino do Pijama Listrado
Autor: Jhon Boyne
Editora SEGUINTE
Ano: 2007
Páginas:192

 

Nenhum comentário