RESENHA - A Coisa Terrível que Aconteceu com Barnaby Brocket

RESENHA - A Coisa Terrível que Aconteceu com Barnaby Brocket

 

Que John Boyne é um ótimo escritor de livros infantis, ninguém tem dúvida, mas uma das coisas que talvez poucos saibam, é que em todas as suas histórias infantis ele conta uma grande realidade: A diferença nunca deve ser diferente.

A Coisa Terrível que Aconteceu com Barnaby Brocket é um livro simples e objetivo, e muito fantasioso em seu núcleo. Barnaby nasce com uma condição anormal, logo após seu parto ele sai flutuando pela sala e assim vive. Lembre-se que é um livro infantil. Sua capacidade de flutuar e sendo incapaz de se manter no chão é de grande vergonha para seus pais e sua família e é aqui que entra um grande paralelo que irei explicar mais pra frente.
Já um pouco mais velho, Barnaby decide explorar o mundo. Se enxergando incapaz de conviver com sua família, pois pelo que se dá para entender um pouco ele começa á sofre alguns abusos emocionais e por aí vai. E então a história de fato começa à desenrolar. Barnaby conhece pessoas de diversos países e também que foram rejeitadas pelas famílias por serem diferentes. Inclusive ele conhece um casal de mulheres que, se não me falha a memória, são donas de um cafezal aqui no Brasil.


QUEM É BARNABY?

Barnaby não é ninguém diferente do que qualquer um pode ser, apenas nasceu com uma condição ao qual não consegue controlar, a de flutuar. Mas para sua família isso é algo absurdo tanto que tentam ao todo custo escondê-lo dos vizinhos e amigos, e tentam controlar essa condição dele colocando pesos nos seus pés.
Mas você, leitor, pode perguntar 2 coisas: Mas essa não seria uma habilidade fantástica? Ou, Por qual motivo realmente não o aceitam, o que há de tão ruim em 'flutuar'?.
Uma delas irei responder mais pra frente, mas o que há de tão ruim em Barnaby poder flutuar, na verdade está em sua incapacidade de não deixar de fazer isso. barnaby é quase que retratado como um monstro, alguém egoísta e que não pensa na família. Chega até em alguns momentos ser rejeitado afetivamente pelos pais, começando à gerar nele uma tristeza quase sem fim. Flutuar aqui na história, pode ser retradado de muitas maneiras. Sabemos que ele flutua, mas isso é apenas um pano de fundo para o real assunto do livro, é somente uma forma leve e descontraída de mostrar que muitos de nós já nascemos de um jeito ou com uma personalidade ou até mesmo com alguma deficiência que é incontrolável pra qualquer um e isso pra família de Barnaby é um motivo de chacota. Barnaby pode ser alguém cego e a família tem vergonha, Barnaby pode ser um amigo seu que nasceu com autismo e pra família dele é algo absurdo.


HABILIDADE OU PERSONALIDADE?

Aqui é onde se desenrola todo entendimento por de trás de As Coisas Terríveis que Aconteceu com Barnaby Brocket. Irá ter um pouco de spoiler aqui, então já fiquem avisados.

Todos sabemos que em qualquer momento da história ter qualquer tipo de habilidade seria incrível, imagina poder voar, não seria incrível? MAS, o grande 'problema' aqui não é em poder voar, mas sim em não poder jamais controlar isso. Como já disse antes, essa capacidade de voar que Barnaby tem, além de ser desde o exato momento em que nasceu, é algo apenas pra retrar outra coisa.

Todos nascemos com personalidades, gostos e talentos diferentes, e isso aconteceu com Barnaby também, porém ele nasceu com... Como posso dizer? Com uma personalidade forte em que não consegue controlar de maneira nenhuma e essa personalidade contradiz tudo com que sua família acredita e ou tenta mostrar pra todos ao seu redor. Não irei falar aqui o que de fato Barnaby tem, pra não estragar sua experiência com a história. Mas irei dar um exemplo. Imagine que Barnaby tenha nascido com um grau auto de autismo e obviamente isso nãos e dá pra controlar, e após tanta rejeição familiar, você foge.


"Algumas pessoas simplesmente não aceitam uma coisa que fuja da experiência que elas têm."

 

 

 

Por enquanto é só galera, até mais!
---------------------------------------------------------

Título: A Coisa Terrível que Aconteceu com Barnaby Brocket
Autor: John Boyne
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2012
Páginas:256

Nenhum comentário